sexta-feira, 28 de novembro de 2014



Relato de experiência

Título: Criando com o tangran
Professor(es):Maria  Mirian da Silva
Orientador de estudo:
Coordenador local:
Formador: Edilene Silva

1.      Objetivos  didáticos:


·         Perceber e conceituar formas geométricas.
·         Estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita.
·         Estimular a utilização da prática de trabalho em grupo.
·         Construir texto coletivo a partir da leitura de imagens.



2.      Caracterização da turma :

           È uma turma de 2º ano, composta por 14 alunos, sendo 07 meninas e 07 meninos, na faixa etária de 7 e 8 anos, apenas uma menina tem 09 anos. É uma turma difícil no sentido de aprendizagem, iniciei o ano com todos no nível pré-silábico, atualmente ainda tenho 04 que não evoluíram, pois não fazem nenhuma atividade, o2 são muito faltosas e 02 não conseguem avançar,  01 é copista, e 09 estão na fase de transição do silábico alfabético para o alfabético.
            Precisam de muito estimulo para que desenvolvam as atividades, claro que tem os 06 mais acelerados, que às vezes não deixam os outros pensarem, mas com bastante esforço e muita criatividade, muitas atividades vamos avançando

3.      Dados sobre a experiência:

Período em que a experiência foi realizada
Início :28/10/2041
Término 30/10/2014
Periodicidade : diariamente, durante 3 dias, sempre no primeiro horário.
Tipo de organização das atividades
       Projeto didático (   )
       Sequência didática ( X  )
       Atividade permanente (   )
       Outro (   ); qual? _____________

Materiais utilizados
a.       Obras complementares do PNLD  (  x )
b.       Obras literárias do PNBE  (   )
c.       Outras obras literárias (   )
d.       Livros didáticos do PNLD  ( x  )
e.       Jogos de alfabetização  (   )
f.        Jogos de matemática  (   )
g.       Revistas (   )
h.       Jjornais (   )
i.         Gibis (   )
j.         Caixa matemática (   )
k.       Outros materiais. Quais? Retroprojetor, papel ofício, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola, celular, pendrive, notbook e internet.

4.      Descrição da experiência

1º momento – leitura compartilhada do livro A história do tangran, com a utilização do retroprojetor, notbook e pendrive. Enquanto íamos lendo íamos conversando sobre as figuras formadas e os estudantes iam demonstrando curiosidade em relação a formação das figuras e um deles disse: “queria eu fazer isso!” então eu expliquei que eles iam fazer também logo após a leitura.



2º momento – distribui o tangran xerografado, para que pintassem, depois recortassem e então montassem as figuras de sua escolha, deixei o retroprojetor ligado na página do Google com várias figuras formadas com tangran para que eles escolhessem, montassem na banca para que os outros pudessem ver.



      



























 



4º momento – retomar as figuras montadas, fazer os complementos necessários, para podermos criar o texto coletivo.





5º momento – hora de criar o texto coletivo, discutimos para saber qual a figura que iria iniciar o texto, então após varias discussões acordou-se que seria o chinês o primeiro personagem e fomos montado a historia  que sempre acabava tragicamente, então fui conversando, perguntando: mas por que sempre tem que acabar em violência?  Será que não pode ter um final melhor, por que o tubarão precisa ser tão violento? Será que não pode nascer uma amizade? E finalmente saiu o texto:














O SONHO


Era uma vez um chinês magro que morava na casa rosa, grande e com muitas árvores em frente, nas árvores apareceu um pássaro colorido que estava com a asa quebrada, caiu e um menino que passeava à cavalo pelo bosque, encontrou o passarinho e pegou-o para cuidar, mas o gato ao ver o menino chegar com o passarinho se assustou e correu para dentro da casa rosa.
Quando o passarinho estava dormindo o gato tentou come-lo, mas o menino chegou e com seu dinossauro de brinquedo assustou o gato.
O menino foi à praa e andou de barco e pescou muitos peixes, de repente o tubarão atacou o barco, o barco afundou, o menino nadou e o tubarão foi atrás, ele só queria brincar.
O menino ficou assustado, o tubarão ficou triste.
O tubarão nadou por baixo do menino e salvou a vida dele e ficaram amigos para sempre.
                                 2ºano B



6º momento -  A professora Regina chegou em nossa sala no momento em que estávamos criando o texto e deu a ideia de filmar, então montamos o painel, ela desenhou, e ela mesmo filmou, os estudantes se sentiram o máximo.

Avaliação dos estudantes

Os estudantes à medida que iam complementando as figuras iam contando sua histórias, fazendo conexões entre as figuras, gostaram muito de poder formar figuras e vale dizer que mudaram de ideia várias vezes, formando assim várias figuras, alguns tiveram dificuldade em figuras mais complexas como o chinês, mas observei que Luiz, que não faz atividades, não teve dificuldade em montar figuras, Alexsandro, tem uma habilidade incrível, montou várias figuras rapidamente, Emilly, que normalmente faz as atividades com rapidez e autonomia, teve certa dificuldade, Mateus, quis montar a casa, precisei ajudar, mas ele pintou e pediu que colocasse árvores.
As figuras preferidas foram o gato, o chinês e o pássaro.
Cada estudante ficou com um tangran recortado em um envelope para jogar em outros momentos, sempre que sobra um tempinho querem jogar, montar figuras, criar figuras.

Avaliação da experiência


Gostei muito da experiência, contei com o apoio da professora Regina Francisca Soares, amiga querida, que montou o painel e filmou  a narração do texto, do auxiliar de serviços gerais  que montou o retroprojetor e de um estagiário que me ajudou na primeira filmagem, mas não deu certo. Não temos coordenadora pedagógica na escola e a gestão estava em formação durante o período da realização da experiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário