Relato
de experiência
Título: Criando com o tangran
Professor(es):Maria Mirian da Silva
Orientador de estudo:
Coordenador local:
Formador: Edilene Silva
1.
Objetivos didáticos:
·
Perceber
e conceituar formas geométricas.
·
Estimular
o desenvolvimento da leitura e da escrita.
·
Estimular
a utilização da prática de trabalho em grupo.
·
Construir
texto coletivo a partir da leitura de imagens.
2.
Caracterização
da turma :
È uma turma
de 2º ano, composta por 14 alunos, sendo 07 meninas e 07 meninos, na faixa
etária de 7 e 8 anos, apenas uma menina tem 09 anos. É uma turma difícil no
sentido de aprendizagem, iniciei o ano com todos no nível pré-silábico,
atualmente ainda tenho 04 que não evoluíram, pois não fazem nenhuma atividade,
o2 são muito faltosas e 02 não conseguem avançar, 01 é copista, e 09 estão na fase de transição
do silábico alfabético para o alfabético.
Precisam de
muito estimulo para que desenvolvam as atividades, claro que tem os 06 mais
acelerados, que às vezes não deixam os outros pensarem, mas com bastante
esforço e muita criatividade, muitas atividades vamos avançando
3.
Dados
sobre a experiência:
Período em que a experiência
foi realizada
Início :28/10/2041
Término 30/10/2014
Periodicidade : diariamente, durante 3
dias, sempre no primeiro horário.
Tipo de organização das
atividades
Projeto
didático ( )
Sequência
didática ( X )
Atividade
permanente ( )
Outro
( ); qual? _____________
Materiais utilizados
a.
Obras
complementares do PNLD ( x )
b.
Obras
literárias do PNBE ( )
c.
Outras
obras literárias ( )
d.
Livros
didáticos do PNLD ( x )
e.
Jogos
de alfabetização ( )
f.
Jogos
de matemática ( )
g.
Revistas
( )
h.
Jjornais
( )
i.
Gibis
( )
j.
Caixa
matemática ( )
k.
Outros
materiais. Quais? Retroprojetor, papel ofício, lápis de cor, giz de cera,
tesoura, cola, celular, pendrive, notbook e internet.
4.
Descrição
da experiência
1º momento
– leitura compartilhada do livro A história do tangran, com a utilização do
retroprojetor, notbook e pendrive. Enquanto íamos lendo íamos conversando sobre
as figuras formadas e os estudantes iam demonstrando curiosidade em relação a
formação das figuras e um deles disse: “queria eu fazer isso!” então eu
expliquei que eles iam fazer também logo após a leitura.
2º momento – distribui o tangran xerografado, para que
pintassem, depois recortassem e então montassem as figuras de sua escolha,
deixei o retroprojetor ligado na página do Google com várias figuras formadas
com tangran para que eles escolhessem, montassem na banca para que os outros
pudessem ver.
4º momento
– retomar as figuras montadas, fazer os complementos necessários, para podermos
criar o texto coletivo.
5º momento – hora de criar o texto
coletivo, discutimos para saber qual a figura que iria iniciar o texto, então
após varias discussões acordou-se que seria o chinês o primeiro personagem e
fomos montado a historia que sempre
acabava tragicamente, então fui conversando, perguntando: mas por que sempre
tem que acabar em violência? Será que
não pode ter um final melhor, por que o tubarão precisa ser tão violento? Será
que não pode nascer uma amizade? E finalmente saiu o texto:
O SONHO
Era uma vez um chinês magro que morava na
casa rosa, grande e com muitas árvores em frente, nas árvores apareceu um
pássaro colorido que estava com a asa quebrada, caiu e um menino que passeava à
cavalo pelo bosque, encontrou o passarinho e pegou-o para cuidar, mas o gato ao
ver o menino chegar com o passarinho se assustou e correu para dentro da casa
rosa.
Quando o passarinho estava dormindo o
gato tentou come-lo, mas o menino chegou e com seu dinossauro de brinquedo
assustou o gato.
O menino foi à praa e andou de barco e
pescou muitos peixes, de repente o tubarão atacou o barco, o barco afundou, o
menino nadou e o tubarão foi atrás, ele só queria brincar.
O menino ficou assustado, o tubarão ficou
triste.
O tubarão nadou por baixo do menino e
salvou a vida dele e ficaram amigos para sempre.
2ºano B
6º momento - A professora Regina chegou em nossa sala no
momento em que estávamos criando o texto e deu a ideia de filmar, então
montamos o painel, ela desenhou, e ela mesmo filmou, os estudantes se sentiram
o máximo.
Avaliação dos estudantes
Os
estudantes à medida que iam complementando as figuras iam contando sua
histórias, fazendo conexões entre as figuras, gostaram muito de poder formar
figuras e vale dizer que mudaram de ideia várias vezes, formando assim várias
figuras, alguns tiveram dificuldade em figuras mais complexas como o chinês,
mas observei que Luiz, que não faz atividades, não teve dificuldade em montar
figuras, Alexsandro, tem uma habilidade incrível, montou várias figuras
rapidamente, Emilly, que normalmente faz as atividades com rapidez e autonomia,
teve certa dificuldade, Mateus, quis montar a casa, precisei ajudar, mas ele
pintou e pediu que colocasse árvores.
As
figuras preferidas foram o gato, o chinês e o pássaro.
Cada
estudante ficou com um tangran recortado em um envelope para jogar em outros
momentos, sempre que sobra um tempinho querem jogar, montar figuras, criar
figuras.
Avaliação da experiência
Gostei
muito da experiência, contei com o apoio da professora Regina Francisca Soares,
amiga querida, que montou o painel e filmou
a narração do texto, do auxiliar de serviços gerais que montou o retroprojetor e de um estagiário
que me ajudou na primeira filmagem, mas não deu certo. Não temos coordenadora
pedagógica na escola e a gestão estava em formação durante o período da realização
da experiência.
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