PROJETO CADA UM COM SUA HISTÓRIA
Escola : Municipal Engº Guilherme Diniz
Professoras : Maria Mirian e Regina Francisca
Turmas :4º ano A e B
Curso
Ensinando e aprendendo com as TICS
Multiplicadora
Simone Laureano
Recife
Novembro de 2012
Justificativa
Escrever hoje em dia já não é uma atividade tão atrativa para os
estudantes como gostaríamos que fosse. Devemos, portanto inovar com múltiplas
possibilidades para incentiva-los tanto a ler como escrever. Como mediadores
que somos, no processo de ensino aprendizagem cabe-nos vencer o desafio
de criar situações onde o estudante sinta prazer em ler e escrever.
“Quando.os professores tiverem com o computador a intimidade que hoje
têm com o livro, descobrirão ou inventarão maneiras de inseri-lo em suas
rotinas de sala de aula, encontrarão formas de criar, em torno do computador,
ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que propiciarão aos alunos
uma educação que os motivará tanto quanto hoje o fazem os jogos
computadorizados, os desenhos animados, os filmes de ação, e a música
estridente do rock" Eduardo O C Chaves.
Mas não apenas ler e escrever, como também utilizar-se das tecnologias
que nos são disponibilizadas na escola para que formemos não apenas o hábito da
leitura e da escrita, como também despertem para um uso mais sistemático dessas
tecnologias em prol do desenvolvimento das habilidades em manusear teclados,
máquinas e equipamentos eletrônicos das quais nossas crianças são dotadas.
Objetivo geral:
Promover a leitura e discussão de vários textos do gênero biografia, de
forma que os alunos observem e se apropriem das características do gênero em
estudo tornando-se capazes de escrever sua própria história com coerência e
seguindo uma cronologia.
Objetivos
específicos:
· Confeccionar a linha de tempo de Luiz Gonzaga e Chico Science
baseando-se em suas respectivas biografias;
· Escrever as biografias de Luiz Gonzaga e Chico Science seguindo a
cronologia e contextualizando os acontecimentos;
· Ser capaz de proceder
a autocorreção dos textos produzidos;
· Compreender a
estrutura mecanismo da criação de um livro digital.
Desenvolvimento
·
Pesquisar várias biografias e
autobiografias;
·
Fazer roda de leitura com os textos
pesquisados;
·
Ler as biografias de Luiz Gonzaga e
Chico Science;
·
Criar linha do tempo dos personagens
baseada nos textos lido;
·
Escrever textos a partir da linha de
tempo de cada personagem contextualizando os acontecimentos e observando a ordem
cronológica bdos fatos;
·
Produzir autobiografia para ser
transformada em um livro digital da turma e ser publicado nos blogs das
professoras e no da escola;
·
Realizar autocorreção dos textos
produzidos;
·
Imprimir um exemplar do livro para cada
estudante e fazer manhã de autógrafos.
Avaliação
A avaliação será
continua considerando as produções, participação, desempenho e interesse de
cada um, bem como suas potencialidades e limitações.
Referências
ALMEIDA, M.E.B. de. Como
se trabalha com projetos (entrevista). Revista TV Escola. Secretaria de
educação a Distância. Brasilia: Ministério da Educação, SEED, nº22,
março/abril, 2002.
ARRIADA, Mônica
Carapeços. Audioaula em Podcast “informática na etapa de pesquisa de um projeto
de aprendizagem”. ...........1 CD-ROM. Editora Ministério da Educação.
Secretaria de Educação a Distância. Brasiliua, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário